Master's degree
E se essa casa fosse minha?
Técio Luiz Silva Martins
Estudar projetos de habitação interesse social no Brasil, sob a perspectiva filosófica do indivíduo e o habitar, na relação entre sujeito e espaço edificado. Desta forma, questionar se o morar anterior, as características e multiplicidades de núcleos familiares contemporâneos e atividades hoje trazidas para o habitar são refletidas nas edificações em análise.
Reconfiguração da Paisagem Planejada: Análise da avenida W3 Sul em Brasília
Laura Ribeiro de Toledo Camargo
Luciana Saboia
A pesquisa aborda a transformação da paisagem em avenidas de centros urbanos. O objeto de estudo é a avenida W3 Sul em Brasília, que sofreu alterações em relação ao traço de Lucio Costa e assumiu papel importante na consolidação da cidade, enquanto polo de lazer e serviços, ganhando lugar especial na memória da população. O foco está na transformação não projetada, mas vivenciada discutindo as divergências entre a forma física e a percebida por aqueles que experimentam o espaço.
Cidades Novas Empresariais: O caso da cidade inteligente, Laguna, no Ceará
Camila Abrão
Esse trabalho surge com o propósito de compreender os parâmetros que circundam a tipologia urbanística Cidade Nova, detendo-se especificamente àquelas que foram planejadas e projetadas para atender à demanda empresarial, denominadas de cidades novas empresariais. O objetivo da pesquisa é analisar o discurso por trás da criação dessas cidades novas versus a prática em que são realmente implantadas baseando-se nos seis atributos estabelecidos na Tese Cidades Novas do autor Ricardo Trevisan.
Eixão do Lazer
Vanessa Schnabel Fragoso Chini
Estudam-se as transformações funcionais da rodovia que deram origem a rua recreativa “Eixão do Lazer”. O Eixão, nome popular do Eixo Residencial-Rodoviário de Brasília, correspondente à linha horizontal da “cruz” de Lucio Costa, estrutura do desenho urbano e arcabouço viário. A rodovia de trânsito contínuo, não semaforizada tem o fluxo de veículos interrompido semanalmente para ser apropriada pelo pedestre, fato relevante para cidade de matriz modernista, cujo projeto não considerou a inserção a dimensão do caminhante naquele local.
A construção da paisagem na região noroeste de Goiânia
Daniela Braga
Carolina Pescatori
A Constituição da paisagem da Região Noroeste de Goiânia – Goiás, é tema da pesquisa que tem o intuito de compreender como a paisagem da Região Noroeste se manifesta configurou nos tempos históricos do seu processo de formação, sendo eles que pode ser organizado em três períodos distintos: As ocupações irregulares de 1970;, as intervenções do estado com os programas de mutirões de 1980, e, pôr por fim, em 1990 a atenção do mercado imobiliário para com essa região a partir da década de 1990, investindo na construção de condomínios fechados horizontais e verticais, shopping e agências bancárias.