Luciana Saboia Fonseca Cruz

Líder do grupo

Arquiteta e urbanista, estuda relações sobre paisagem, cultura e apropriação social em cidades planejadas do século XX. Professora da Universidade de Brasília leciona teoria de arquitetura e atelier de projeto desde 2010. É doutora em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, bolsista pela CAPES. Publicada internacionalmente e participa de grupos de pesquisa no Brasil e no exterior. Além disso, recebeu menções em concursos de design (IAB-DF, 2015; IAB-SP, 2016). Luciana Saboia é vice-diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB desde 2015. Atualmente, é pesquisadora visitante do Instituto de Urbanização da Escola de Graduação em Design de Harvard, em Cambridge, EUA.

Ricardo Trevisan

Adicione informações sobre este item..

Ricardo Trevisan, arquiteto e urbanista, formado pela USP-São Carlos (1998); mestre em Engenharia Urbana pela UFSCar (2003); doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UnB (2009), com estágio-doutoral na École d’Architecture Paris-Malaquais (2007-2008) e no Instituto Universitario di Architettura di Venizia (2008) – laureado com o Prêmio CAPES de Teses 2010 –; e pós-doutorado na Columbia University (2014-2015). Atualmente é professor no Departamento de Teoria e História da FAU-UnB e em seu Programa de Pós-Graduação. Pesquisador membro do Laboratório de Estudos da Urbe (Labeurbe-FAU-UnB), do grupo de pesquisa “Paisagem, Projeto e Planejamento – Labeurbe”, coordenador local do projeto “Cronologia do Pensamento Urbanístico”. Pesquisador CNPq com o projeto “Atlas de Cidades Novas no Brasil Republicano”. Flerta em Arquitetura e Urbanismo com as áreas de Teoria e História da Cidade, do Urbanismo e da Habitação.

Carolina Pescatori

Adicione mais informações sobre este item..

​Professora Adjunta do Departamento de Projeto, Expressão e Representação (PRO/FAU/UnB) e do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (PPG-FAU/UnB) como orientadora de mestrado, onde é coordenadora da linha de pesquisa em Teoria e História da Cidade e do Urbanismo (2017). Arquiteta e Urbanista pela Universidade de Brasília (2005), com intercâmbio na Pennsylvania State University (PSU/EUA) como bolsista da Capes (2003). É mestre em Arquitetura da Paisagem com concentração em Desenho e Planejamento Urbanos pela Pennsylvania State University - PSU (2007), tendo recebido o prêmio Alma Heinz (2006) e Academic Honors of The American Society of Landscape Architects (2007). Doutora pelo PPG-FAU/UnB com tese sobre a atuação de empresas urbanizadoras e suas relações com o processo de dispersão urbana (2016), que recebeu menção honrosa no I Prêmio Rodrigo Simões de Teses de Doutorado - ANPUR (2017). Também é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em História do Urbanismo e da Cidade (GPHUC/CNPq-UnB), Seus interesses de pesquisa incluem processos de urbanização contemporâneos; dispersão urbana; paisagem urbana; história do Urbanismo e da cidade.

Benny Schvarsberg

Adicione mais informações sobre este item..

Benny possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Sociologia Urbana pela Universidade de Brasília (1993). Atualmente é professor associado 4 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Planejamento Urbano, com ênfase em Teoria do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanizacao, urbanismo, metodologia do planejamento, política urbana, planejamento urbano e conceitos de planejamento. 

Maria Cláudia Candeia de Souza

Adicione mais informações sobre este item..

Maria Cláudia é uma arquiteta e urbanista formada pela Universidade de Brasília (2006). Tem mestrado em Teoria e História da Arquitetura pela Universidade de Tóquio (2011) e doutorado em Regeneração Urbana pela Universidade de Tóquio (2014). Foi bolsista pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia japonês (MEXT). No Japão, atuou em projetos de reabilitação urbana em zonas afetadas pelo grande terremoto de Tohoku de 2011. Em 2012, foi premiada com o projeto My Own Osaka no festival cultural Osaka Canvas Project, promovido pela Prefeitura de Osaka. Sua pesquisa tem enfoque em regeneração urbana através da cultura, mapeamento cognitivo, arquitetura contemporânea japonesa e vilas artísticas.  Atualmente, leciona disciplinas de projeto na FAU-UnB.

Please reload

Professores pesquisadores
 
Doutorandos

Cecília Gomes de Sá

Cecília Sá é doutoranda em Teoria, História e Crítica de Arquitetura pela Universidade de Brasília. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mestre em Teoria, História e Crítica de Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) com bolsa CAPES e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2003). Participa do Núcleo de Estética, Hermenêutica e Semiótica (NEHS/CNPQ) e de grupos de pesquisa na UniRitter (RS) e UFRGS. Foi professora substituta na Universidade de Brasília de projeto e de História da Arte e Arquitetura. Foi professora de Projeto Arquitetônico e Teoria e História da Arquitetura no IESB. Tem experiência profissional na área de arquitetura, trabalhou nos escritórios de Oscar Niemeyer, Se-Arch Architekten em Stuttgart e Moser Freier Architekt em Tuttlingen (Alemanha). Foi Secretária Adjunta de Projetos Especiais e Inovação da Prefeitura de Canoas-RS.

Liz da Costa Sandoval

Liz Sandoval, arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2000), estuda as interseções entre o cinema e a cidade nas relações de representação, prática social e memória, concentrando-se principalmente na cidade moderna e planejada de Brasília. Mestre em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo com a dissertação “Brasília, cinema e modernidade: percorrendo a cidade modernista” (2014) na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília FAU/UnB, doutorado em andamento no mesmo Programa de Pós Graduação, na linha de pesquisa em Teoria, História e Crítica. Possui artigos publicados sobre a cinematografia brasiliense, realizou mostras e festivais de cinema de arquitetura, sendo 2 mostras dedicadas ao cinema de Brasília e da UnB. Lecionou as disciplinas de Projeto de Arquitetura, Planejamento Urbano na Universidade Paulista, campus Brasília.

Lucas Brasil Pereira

Doutorando em Arquitetura e Urbanismo (Teoria, história e crítica da Cidade e do Urbanismo) na Universidade de Brasília (2017-2020). Graduado em Sociologia (bacharel) pela Universidade de Brasília (2011), graduado em Ciências Sociais (licenciatura, UnB, 2010) e mestre em Arquitetura e Urbanismo (Teoria, história e crítica da Cidade e do Urbanismo, UnB, 2016). Tem experiência na área de sociologia urbana, teoria e história da cidade e do urbanismo e interesse por temas como identidade e subjetividade no espaço urbano, representações sociais urbanas, arquitetura e urbanismo modernos, teoria, história e crítica da arquitetura e do urbanismo, patrimônio, memória, sociabilidade, espaço público e urbanidade. Investiga com especial atenção a temática do espaço público e as práticas, o imaginário e os discursos sobre a cidade, analisando imagens e impressões coletivamente construídas acerca do espaço e também as apropriações do urbano. Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília e membro do LabEUrbe - Laboratório de Estudos da Urbe, no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, UnB.

Tadeu de Brito Melo

Arquiteto e Urbanista formado pela UFPB (2009/2), mestre em Sociologia pelo PPGS-UFPB e doutorando em Arquitetura pelo PPGAU-UnB (2017-2021) com pesquisas relacionadas à paisagem e as práticas espaciais e simbólicas na cidade. É diretor artístico da Produtora e Casa Cosmopopeia. A produtora com sede em Brasília atua no desenvolvimento de atividades artísticas na cidade e na ponte entre suas criações e o Nordeste. A Casa, situada no centro antigo de João Pessoa-PB, é um espaço de realização e divulgação de arte contemporânea nas suas diferentes linguagens.

Na Arquitetura, desenvolve Projetos Arquitetônicos e de intervenção no patrimônio histórico. Em 2011 é premiado com segundo lugar no concurso nacional de ideias para sede do CREA em Campinha Grande; em 2012 coordena o restauro da Capela de Nossa Senhora da Graça em João Pessoa.  

Please reload

 
Mestrandos

Camila Lima Abrão

Camila Abrão, arquiteta e urbanista, formada pela Universidade de Brasília no ano de 2015. Participou do Programa Ciências sem Fronteiras no ano de 2013-2014 onde estudou Gestão do Design na École Supérieure Fashion Design em Paris. Atualmente é mestranda na Universidade de Brasília na Área de Concentração Teoria, História e Crítica e na Linha de pesquisa: História e Teoria da Cidade e do Urbanismo, onde estuda Cidades Novas.

Please reload

 
Estudantes Iniciação Científica

Luiza Coimbra de Oliveira

Luiza Coimbra é estudante de graduação em Arquitetura e Urbanismo na FAU-UnB desde 2014. Atualmente integra o grupo de pesquisa Paisagem, Projeto e Planejamento como estudante de Iniciação Científica (CNPq e FAP-DF), sob orientação de Luciana Saboia, contribuindo para o projeto de pesquisa “(Re)configurações do vazio moderno na paisagem urbana de Brasília”, focando na área de Taguatinga. Integra, também, o projeto de extensão “Paisagem metropolitana: debatendo a paisagem da RIDE-DF”, produzindo material gráfico e textual. Interesses abrangem paisagem urbana, projeto urbanístico e paisagístico, planejamento urbano e história do Urbanismo e da cidade.

Please reload

 
Técnicos de Pesquisa

Lucas Batista de Abreu

Lucas Abreu é arquiteto e urbanista pela Universidade de Brasília e possui Master of Science em Advanced Architectural Design pela Columbia University em 2015, bolsista CAPES e Fundação Lemann. Na Columbia University colaborou em pesquisa para Kenneth Frampton e em projetos com Andrés Jaque no escritório Office for Political Innovation, ambos em Nova York. Em 2016 foi arquiteto da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (CODHAB), onde teve a oportunidade de elaborar propostas singulares de habitação, como a do Sol Nascente Trecho II e a do Minhocão da Estrutural. Interesses de pesquisa incluem projetos de arquitetura e urbanismo desde o século XX, habitação, representação em arquitetura, ensino de arquitetura e urbanismo

Please reload

 
 
Egressos

Sued Ferreira da Silva

​Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2018) pela Universidade de Brasília e graduação em Arquitetura e Urbanismo (2011) pela mesma universidade. Possui experiência em Projeto de Arquitetura e Urbanismo e na área de Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo com ênfase nos estudos sobre Teoria e Filosofia da Paisagem, Arquitetura e Urbanismo da Antiguidade, Cidade Contemporânea e Hodologia, além de interesse por temas como Experiência Urbana, Imaginário, Mitologia Comparada, Arqueologia da Paisagem, Modernidade, Antropologia Urbana, Arte Contemporânea e Literatura. Atualmente é membro do Laboratório de Estudos Urbanos (LeU/CNPq) do Programa de Pós-graduação e Urbanismo da FAU-UFRJ, do Núcleo de Estética, Hermenêutica e Semiótica (NEHS/CNPq) e Laboratório de Estudos da Urbe (LabeUrbe), ambos no âmbito do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação da FAU-UnB.

Please reload