Trabalhos Finais de Graduação

Luciana Saboia

O trabalho parte da observação e análise dos percursos de pedestres ao longo da via W3 sul e transversais a ela. As diretrizes elaboradas visão favorecer o percurso de pedestres e ciclistas pela cidade. Propomos intervenções delicadas no território do plano piloto que podem criar ou fortalecer lógicas urbanas que proporcionam mais legibilidade e fluidez aos percursos. Elaboramos um projeto de intervenção para a entrequadras 703/704 sul e seu entorno imediato que pode servir como modelo para as demais quadras.

Luciana Saboia

A Concha Acústica de Brasília está presente na memória dos que fizeram parte da vida cultural e artística da cidade em suas primeiras décadas. Hoje, quando é notícia – especialmente se incluída no debate sobre a situação do Museu de Artes de Brasília (MAB) – fomenta as discussões a respeito da degradação dos poucos espaços públicos de lazer remanescentes na orla do Lago Paranoá. A Concha é projeto de Oscar Niemeyer e foi concebida como o primeiro espaço destinado à música e às artes performáticas para Brasília. Sua arquitetura estabelece com a paisagem ao seu redor uma relação simbiótica que, atualmente, tornou‐se parasitária, devido ao seu abandono. Neste sentido, este projeto surgiu com a intenção de revitalizar o terreno da Concha Acústica de modo a recuperar seu caráter original e garantir à população que dele faz uso uma grande área de lazer e de fruição às margens do Lago Paranoá.

Please reload

Ensaios teóricos

O Lago e a paisagem: o espaço construído e vivenciado

Thais Lacerda de Castro

Luciana Saboia

Este ensaio tem como objetivo articular ideias que permitam refletir sobre a paisagem além da representação mas também enquanto fenômeno vivido. Incita a ampliar e aprofundar a compreensão de sua natureza e significados.

O registro fotográfico de uma paisagem é símbolo de uma visão pessoal carregada de intenções, uma representação fruto de uma apropriação pessoal presente na memória do autor.

Please reload