Projetos em Andamento

Atlas de Cidades Novas no Brasil Republicano

A pesquisa é proposta visando à elaboração de um atlas sobre a tipologia urbana Cidades Novas – composta por núcleos urbanos intencionalmente criados – tendo como referência o Brasil Republicano (1889-atualidade). Para isso, procura-se levantar, sistematizar, catalogar e divulgar o maior número de informações relativas a cada exemplar identificado (dados biográficos) e revelar empreendedores envolvidos, as funções dominantes, seus sítios escolhidos, as trajetórias profissionais envolvidas e projetos urbanísticos empregados associando-os às teorias e práticas em voga no período fulcral.

Avaliação dos impactos e análise dos instrumentos urbanísticos no Eixo Sul do DF

A pesquisa avalia os instrumentos urbanísticos existente com o objetivo de construir novos procedimentos metodológico com ênfase na paisagem como elemento fundamental de estruturação do planejamento territorial do DF, cujos parâmetros serão determinantes para a configuração da paisagem urbana, bem como para a preservação do patrimônio natural e construído da cidade.  O estudo de caso da pesquisa - Brasília e seus recentes impactos na paisagem no eixo sul de urbanização até o município de Cidade Ocidental, via rodovia DF-140 - apresenta um recorte de relevante complexidade e apelo sociopolítico e mostra-se um objeto coerente para a pesquisa de um método original de abordagem interdisciplinar.

Brasília, Modernidade e Identidade

Luciana Saboia

Como o espaço projetado de Brasília, onde prevalece o caráter non-edificanti, vazio, aberto, livre ou intersticial, projetado e construído, pode ser apropriado e reconhecido por seus habitantes? A pesquisa tem como objetivo discutir e investigar, a partir do método hermenêutico, a configuração dos vazios, do espaço público, do espaço planejado, da paisagem, do residual, do espaço ?entre? que constitui a urbe e sua arquitetura.

Landscapes of Power: Brasilia, Chandigarh, and the Modern New Town Capital

Luciana Saboia

The twentieth century witnessed an ambitious range of planning projects for new town capital cities around the world. While these projects were motivated by very different political, economic, and geographic conditions, many of them shared an enthusiasm for landscape as a medium of urbanism. Given the well documented and generally accepted flaws of modern planning, many of these projects have been received as failures in social, environmental, and cultural terms. Landscapes of Power proposes a multi-year, cross disciplinary investigation into the historical claims.

(Re)configurações do vazio moderno na paisagem urbana em Brasília

Luciana Saboia

Brasília é uma das maiores concretizações do urbanismo moderno, caracterizado por seus edifícios isolados, áreas verdes, esplanadas e integração entre o espaço interior e exterior. O impacto da nova capital brasileira dividiu a crítica arquitetônica nacional e internacional entre exaltação e rejeição. Após mais de 50 anos de sua inauguração, com o crescimento urbano por meio das cidades satélites planejadas, como os vazios modernos da paisagem de Brasília podem ser reconhecidos culturalmente por seus habitantes? 

De Brasília à Cidade Ocidental: dispersão urbana, planejamento e transformação da paisagem por um novo vetor de crescimento urbano

Carolina Pescatori

A pesquisa pretende documentar e problematizar os processos na transformação da paisagem da dispersão urbana ao longo do eixo centro-sul de expansão urbana do DF, mapeando estas transformações, reconhecendo suas relações com os instrumentos de planejamento e seu contexto político-social, bem como as práticas cotidianas das populações que vivenciam estas áreas.

Please reload