top of page
Apresentaca

2º Seminário TOPOS

 

Acervos e arquivos de Urbanismo: saberes, manejos e feitos

No 2º Seminário TOPOS – Acervos e arquivos de Urbanismo: saberes, manejos e feitos, seus organizadores desejam estimular outros pesquisadores, professores, gestores e profissionais a pensar conjuntamente a importância de Acervos e Arquivos de Urbanismo, bem como debater os procedimentos e modos de operacionalização (acolhimento, triagem, armazenamento e acessibilidade) dos documentos envolvidos. Assim, convida pensadores, pesquisadores e técnicos para expor e discutir visões, práticas e experiências, elencando os desafios prementes que atravessam a constituição de tais centros documentais. Seu objetivo é orientar de modo mais sistematizado àqueles diretamente envolvidos ou interessados na organização, viabilização e manutenção, assim como contribuir para a construção de uma cultura nacional de patrimonialização e salvaguarda de documentos históricos. Neste sentido, propõe-se 3 eixos temáticos principais: Saberes, Manejos e Feitos.

Calendario

Calendário

​

Quinta-feira, 04 de abril de 2024

​

Mesa de abertura - 14h00 - 14h30

​

Palestra - 14h30 - 16h30

Maria Cristina da Silva Leme - FAU USP

​

Cafezinho - 16h30 - 17h00

​

Mesa Temática 1 - 17h00 - 19h00

Hugo Massaki Segawa - FAU USP

Inês Martina Lersch - UFRGS

José Daniel Craidy Simões - CAU/RS

Priscilla Alves Peixoto - UFRJ

Mônica Frandi Ferreira - APHRC

​

Abertura da Exposição "Acervos de Urbanismo:

Coimbra Bueno e Joaquim Guerdes" - 19h15

Galeria Cristina Jucá - FAU UnB

​Sexta-feira, 05 de abril de 2024

​

Reunião - 10h00 - 12h00

Escolas e Instituições com Acervos e Arquivos de Arquitetura e Urbanismo

​

Mesa Temática 2 - 14h00 - 16h00

Maria Cristina Nascentes Cabral - FAU UFRJ

Eduardo Augusto Costa e Junia Cambraia Mortimer - FAUFBA

Paulo Jorge dos Mártires Batista - CIDEHUS Universidade de Évora

Victor Valente Medeiros - Arquivo Central da UnB

​

Cafezinho - 16h00 - 16h15

​

Mesa Temática 3 - 16h15 - 18h15

Ana Fernandes - FAUFBA, Acervo do EPUCS

Anamaria Diniz Batista - Acervo Attilio Corrêa de Lima

Antônio Willamys Fernandes da Silva - UFT, Acervo CHESF

Carolina Pescatori e Ricardo Trevisan - FAU UnB, Acervo Coimbra Bueno

Vanessa Galego Bello Figueiredo - CAU/SP

​

Mesa de encerramento - 18h15 - 18h30

​

Prancheta 1.png

Palestra de abertura

​

01.Maria Cristina Silva LemePaulo Jorge_.jpg
Maria Cristina da Silva Leme

Professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e foi vice-diretora da instituição de 2011 a 2014. Possui graduação, mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo também pela Universidade de São Paulo. Realizou Pós-doutorado, em 1994 junto ao CSU - Centre de Sociologie Urbaine do IRESCO - Institut des Recherches sur les Sociétés Contemporaines, CNRS e em 1996, junto ao LADRHAUS École Architecture de Versailles, Paris, França. Pesquisadora visitante convidada pelo Japan Center for Area Studies, Metropolitan Museum of Ethnology em Osaka fevereiro/ março 2002 e pelo Center for Brasilian Studies University of Oxford em janeiro/ março 2004, New York University abril /julho 2008.Presidente da ANPUR Associação Nacional Pós Graduação e Pesquisa Planejamento Urbano e Regional no biênio 2001-2003.  Foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) entre 2001 e 2003.  É membra de comitês editoriais de revistas e atua como assessora em diversas agências de fomento à pesquisa, além de ter participação em comitês de planejamento urbano e história da arquitetura. 

Eixo Temático 1
Saberes – Acervos e Arquivos de Urbanismo para quê e para quem?

 

Os estudos em Teoria e História da Cidade e do Urbanismo se consolidam no país a partir dos anos

1990. De lá para cá, centenas de pesquisas dedicadas a contar e narrar a história do espaço urbano

brasileiro foram realizadas, com grande contribuição de documentos encontrados em acervos e

arquivos públicos ou privados que, de certo modo, guardam fragmentos ou composições do passado

de uma rua, um bairro, uma cidade, uma região. Este acesso à memória das cidades – sua formação,

seus agentes, sua materialidade – perfazem nem sempre um caminho tranquilo, fácil de ser realizado

ou acessível. Quando alcançado, auxilia a seu investigador utilizar as informações obtidas na 

construção de uma nova história, uma outra narrativa. Neste sentido, esta Mesa buscará

fundamentar a partir de experiências vividas e saberes acumulados a importância de Arquivos e

Acervos em Urbanismo, bem como apontar modos distintos de compreensão, novos

direcionamentos de ação e olhares contemporâneos alternativos para tais equipamentos

anamnésicos.

02.HugoMassaki Segawa.jpg
Hugo Massaki Segawa

Arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É autor dos livros Arquiteturas no Brasil 1900-1990 (São Paulo, Edusp, 2018, 3ª ed.; versão em inglês, New York, Springer, 2013), Jayme C. Fonseca Rodrigues – Arquiteto (São Paulo, Bei, 2016), Arquitectura Contemporánea Latinoamericana (Barcelona, Gustavo Gili,2005), Construção de Ordens: Arquiteturas no Brasil na Passagem do Século XIX para o XX (São Paulo, Edusp, no prelo); coautor de Oswaldo Arthur Bratke (São Paulo, ProEditores, 2013. 2ª ed.), entre outros livros. Foi coordenador do DOCOMOMO Brasil (2002-2007) e membro do Advisory Board do DOCOMOMO Internacional (2004-2008). Prêmio America de Teoría y Crítica pelo conjunto de escritos e atividades de fomento e intercâmbio em pesquisa, concedido durante o 15º SAL - Seminario de Arquitectura Latinoamericana (Bogotá, 2013). Pesquisador PQ do CNPq, do Observatorio de Arquitectura Latinoamericana Contemporánea - ODALC. 

03.Inês Martina Lersch.jpg
Inês Martina Lersch

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), com Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil/UFRGS (2003), defendido junto ao Núcleo Orientado para a Inovação da Construção (NORIE/UFRGS), e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Faculdade de Arquitetura/UFRGS (2014). Recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Planejamento Urbano e Regional/ Demografia. Atua no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, no cargo de Professora Adjunta do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura/UFRGS. Coordena o Grupo de Pesquisa GE-DURB_Ufrgs, cadastrado no CNPq; orienta também projetos de Iniciação Científica; ocupou o cargo de Chefia do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura na Gestão 2021/2022. Integra também o CPLab - Cidade em Projeto, Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão, sob a coordenação da Profa. Luciana Miron. Atua como Professora Permanente no PROPUR, programa de pós-graduação no qual orienta projetos de pesquisa de Mestrado e Doutorado, predominantemente com temas afins ao campo de conhecimento do Patrimônio Edificado, Urbano e Ambiental. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro. Coordena também a equipe na UFRGS parceira do GCSMUS - Global Center of Spatial Methods for Urban Sustainability, projeto global que reúne outras 46 universidades ao redor do mundo, com enfoque nas questões do Sul Global, com sede em Berlim, Alemanha. Em 2022, realizou o Pós-Doutoramento no Institut für Stadt- und Regi-onal Plannung na Technische Universität Berlin (TUBerlin), sob a tutoria da Profa. Dra. Angela Million.

04.José Daniel Craidy SimõesJosé Daniel_Paulo Jorge_.jpg
José Daniel Craidy Simões

Arquiteto Urbanista, mestre (2019) e doutorando (2020) pelo Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  É membro do Grupo de Estudos e Documentação em Urbanismo (GEDURB). Integra o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios - ICOMOS Brasil (Núcleo RS) e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), entidade que representa junto ao Conselho do Patrimônio Histórico Cultural de Porto Alegre (COMPAHC). Atua como conselheiro do CAU/RS onde coordena a Comissão Especial de Patrimônio Cultural (CPC). Também integra a Câmara temática de Patrimônio do CAU/BR. 

05.Priscilla Alves PeixotoPaulo Jorge_.jpg
Priscilla Alves Peixoto

Arquiteta e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ, 2007); especialista em História da Arte e da Arquitetura no Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2012); e mestre e doutora em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da FAU-UFRJ (2013; 2018). Fez estágio doutoral na École Nationale Supérieure d’Architecture de Paris-Belleville (2016) e foi professora convidada na Université Rennes 2 (2022). Atua como docente no Departamento de História e Teoria da FAU-UFRJ (2018) e no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da mesma instituição (Proarq-FAU-UFRJ, 2021). Integra os grupos de pesquisa Laboratório de Narrativas Arquitetônicas, do Proarq-FAU-UFRJ, e Arquivos, fontes e narrativas: entre cidade, arquitetura e design, da Universidade de São Paulo (USP). É autora de capítulos de livros e artigos nas áreas de História do Urbanismo e da Arquitetura, com ênfase em historiografia, biografias intelectuais, acervos e história da crítica.

06.Monica Cristina Brunini Frandi FerreiraMonica Crist.jpg
Monica Cristina Ferreira

Arquiteta e Urbanista, Especialista em Urbanismo Moderno e Contemporâneo (FAU/PUCCAMP). Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas (FAU/USP) e Doutora em Ciências (IAU/USP), na área de concentração Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo. Tem cursos de aperfeiçoamento em Arquivologia - “Patrimônio Documental” (IEB/USP), “Centros de Memória: Fundamentos e Perspectivas” (BBM/USP) e “Introdução aos arquivos de arquitetura” (BAD/PT). Docente da pós-graduação “Promoção e Dinamização Cultural e Educativa de Arquivos e Bibliotecas” e “Arquivos de Arquitetura” (UAL/PT). Foi coordenadora pedagógica e docente de cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo em instituição de ensino superior privada. Superintendente do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro, membro do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e coordenadora da Câmara Técnica Consultiva do CONARQ sobre documentos relacionados com a arquitetura e o ambiente construído. Membro da diretoria da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP). Autora do “Manual de tratamento de documentos de arquitetura”.

Eixo 1

Eixo Temático 2

Manejos – Tipos de documentos, Práticas e Cuidados

​

Acervos e arquivos de Urbanismo são campo incontestável de fontes e documentos dos mais

variados tipos. Contudo, a constituição de um Acervo ou um Arquivo requer ações específicas até

estar disponível ao acesso público. Da recepção ao armazenamento, do manuseio ao

acondicionamento, do descarte, restauro ao arquivamento, da triagem à limpeza, da sistematização

à catalogação e à divulgação, estas são algumas de outras etapas que técnicos, especialistas e

pesquisadores arquivistas se deparam no processo de montagem de um Acervo ou um Arquivo.

Práticas e cuidados que necessitam uma atenção pormenorizada por aqueles responsáveis pela

salvaguarda do patrimônio. Assim, esta Mesa, pelo savoir-faire de pesquisadores e técnicos

convidados, permitirá ampliar a operacionalização e instrumentalização de acervos e arquivos

documentais, atentando para aspectos específicos concernentes a um Acervo ou Arquivo de

Urbanismo.

07.Maria Cristina Nascentes CabralMaria CristiPaulo Jorge_.jpg
Maria Cristina Cabral

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialização em História da Arte e da Arquitetura, mestrado e doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com estágio de Pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris, na França. Pós-doutorado no IPRAUS, da École nationale supérieur d'architecture Paris-Belleville. Professora associada no Departamento de História e Teoria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB). Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Arquitetura, Cidade e Cultura. Presidente do Conselho do Núcleo de Pesquisa e Documentação (NPD/FAU/UFRJ). Co-autora do livro: Presença Estrangeira: Arquitetura no Rio de Janeiro (1905-1942) e de diversos artigos e capítulos de livro, com ênfase em arquitetura e urbanismo no século XX.

08.Eduardo Augusto CostaEduardo Augu.jpg
Eduardo Augusto Costa

Docente do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto, grupo de disciplinas de História do Design, e dos Programa de Pós-Graduação de Design e de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Unicamp (2004) é Doutor em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (2015), tendo realizado doutorado-sanduíche na Universidade de Coimbra (2011-2012 – Portugal). Lidera o Grupo de Pesquisa Arquivos, fontes, narrativas: entre cidade, arquitetura e design (CNPq), coordena a pesquisa “Cultura Visual e História Intelectual: Arquivos e coleções de arquitetura” e participa do Projeto LinCar FAPESP “Acervos Digitais e Pesquisa: Arte, Arquitetura, Design e Tecnologia”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Giselle Beiguelman. Tem experiência em História do Design e da Arquitetura, com ênfase em Cultura Visual, História Intelectual e Patrimônios.

09.Junia Cambraia MortimerJunia Cambra.jpg
Junia Cambraia Mortimer

É arquiteta e urbanista (UFMG, 2007), fotógrafa de livre formação, mestre em Artes e Humanidades (programa Erasmus Mundus, 2010), pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e pela Université de Perpignan (França); doutora em Arquitetura e Urbanismo (UFMG, 2015), com estágio doutoral na Cooper Union (Nova York, 2013-2014). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG (NPGAU/2019), e em 2023 esteve como professora visitante no Departamento de História da Arte e da Arquitetura, na Universidade de Harvard. É autora do livro "Arquiteturas do Olhar" (Belo Horizonte, C/ Arte 2017) e uma das organizadoras dos livros "Entre imagem e escrita" (Edufba, 2021) e "Desvios da Arquitetura: imagem e cultura contemporânea (Ed UFMG, 2023). Suas pesquisas se dedicam a cidade, imagem e arquivo, segundo uma dimensão prática, teórica e historiográfica. Atualmente é professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) e em Artes Visuais (PPGAV), ambos na UFBA. É pesquisadora do "Laboratório de Estudos de Imagem e Arquitetura" (LEIA/FAUFBA), do grupo de pesquisa "Arquivos, fontes, narrativas" (FAUUSP) e do Cosmópolis (UFMG).

10.Paulo Jorge dos Mártires BatistaPaulo Jorge_.jpg
Paulo Jorge dos Mártires Batista

Técnico Superior do Arquivo Municipal de Lisboa e Professor Convidado no Mestrado Arquitetura e Cultura Visual em Lisboa, do Iscte-IUL, e na Universidade Autónoma de Lisboa, onde coordena a Pós-Graduação em Promoção e Dinamização Cultural e Educativa em Arquivos e Bibliotecas, e a Pós-Graduação em Arquivos de Arquitetura. Possui doutoramento em Documentación, pela Universidad de Alcalá de Henares. É Investigador Integrado do CIDEHUS.UÉ – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, onde coordena o Grupo de Investigação Patrimónios e Literacias, Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História e Secretário da Comissão Executiva da Secção de Arquivos de Arquitetura do Conselho Internacional de Arquivos. É autor de diversos livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, e atas de congressos, no âmbito dos documentos de arquitetura. 

11.Victor Valente MedeirosPaulo Jorge_.jpg
Victor Valente Medeiros

Natural de Brasília/DF, bacharel em Arquivologia (2013) e licenciado em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-americana (2023), ambos pela Universidade de Brasília (UnB). E especialista em Gestão de Documentos e Informações e Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, as duas pela Faculdade Unyleya. Arquivista da Universidade de Brasília desde 2018, com experiência em gestão de arquivos permanentes, com os quais atua a mais de seis anos, atuando com conservação preventiva, pequenos reparos em documentos de papel, atendimento ao público, realizando pesquisas em arquivos e alimentação de bancos de dados e sistemas de pesquisa em acervos documentais. Autor de dois volumes da coleção “Entender o Arquivo”, iniciativa do ACE/UnB para sistematização das atividades rotinas de arquivo. Possui experiência com organização de exposições arquivísticas, em virtude de parcerias entre o ACE/UnB e a Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR). 

Eixo 2

Eixo Temático 3

Feitos – Casos, experiências e perspectivas

​

Paralelamente a um olhar teórico e prático, há necessidade de escutarmos colegas que dedicaram

seu trabalho a algum tipo de Acervo e/ou Arquivo de Urbanismo. Além de nos conectar ao modus

operandi de triagem, catalogação, organização e arquivamento de documentos relacionados a cada

acervo e/ou arquivo específico (Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade de Salvador – EPUCS;

Acervo pessoal do urbanista Attilio Corrêa Lima; Centro de Documentação da Companhia Hidro

Elétrica do São Francisco; Acervo da empresa urbanizadora Coimbra Bueno e Cia. Ltda.; Patrimônio

da Vila de Paranapiacaba), tais feitos podem revelar fatos, aprendizados, erros e acertos, dificuldades

e atalhos que auxiliem àqueles que estão ou estarão envolvidos neste campo de trabalho, bem como

podem evidenciar resultados de pesquisas proporcionados pelos mesmos.

12.Ana Maria Fernandes.jpg
Ana Fernandes

Professora titular da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, tem graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1978), Diplôme D'Études Approfondies (1982) e doutorado (1985) em Aménagement et Environnement pela Université de Paris XII (Paris-Val-de-Marne). Realizou pós-doutorado na Columbia University (1996-1997) e na École d?Architecture Paris Malaquais (2004). Participa de cooperação com diferentes universidades do exterior. Coordena o grupo de pesquisa Lugar Comum e tem como principais áreas de ensino e pesquisa: História e Memória da Cidade e do Urbanismo; Produção da Cidade, Espaços Públicos, Espaços Comuns; Política e Direito à Cidade. 

13.Anamaria Diniz Batista.jpg
Anamaria Diniz Batista

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília - UnB (2015). Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília - UnB (2007). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula - RJ (1986). Pesquisadora do Fonds Historiques de l'Institut d'Urbanisme de l'Université de Paris - IUP/UPEC - Paris XII (2011-2015). Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos da Cidade - NIPEC. Pós-doutorado em História (PPGH) da Universidade Federal de Goiás-UFG, linha de pesquisa: Poder, Sertão e Identidades (2017-2019). Pesquisadora do Núcleo de Estética, Hermenêutica e Semiótica/ NEHS - Fau/ UnB (2019). Tem como principais áreas de ensino e pesquisa: Urbanismo, Projeto de Arquitetura e Urbanismo, História Urbana, Territorialidades e Patrimônio Histórico - Restauro. Atua na área de Arquitetura Hospitalar. Atua profissionalmente como Arquiteta e Urbanista - Anamaria Diniz Arquitetos Associados. 

14.Antônio Willamys Fernandes da Silva.jpg
Antônio Fernandes da Silva

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo, Mestrado em Engenharia Urbana, ambos pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Doutorando em Desenvolvimento Regional. Atualmente é Professor Adjunto IV na Universidade Federal do Tocantins, lotado no curso de Arquitetura e Urbanismo. Como pesquisador, atua nos seguintes temas: Projeto de Arquitetura, Morfologia Urbana, Planejamento Urbano e Regional, História do Urbanismo no Brasil e Cidades Novas.

15.Carolina PescatoriCarolina Pes.jpg
Carolina Pescatori

Professora Adjunta do Departamento de Projeto, Expressão e Representação e do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (PPG-FAU/UnB) como orientadora de mestrado e doutorado. Arquiteta e Urbanista pela UnB, com intercâmbio na Pennsylvania State University (PSU/EUA) como bolsista da Capes. Mestre em Arquitetura da Paisagem com concentração em Desenho Urbano e Planejamento Urbano pela PSU/EUA, com bolsa pela própria PSU, tendo recebido o prêmio Alma Heinz (2006) e Academic Honors of The American Society of Landscape Architects (2007). Doutora pelo PPG-FAU/UnB em Teoria e História da Cidade e do Urbanismo, com tese sobre a atuação de empresas urbanizadoras e o processo de dispersão urbana; menção honrosa no I Prêmio Rodrigo Simões de Teses de Doutorado - ANPUR (2017). Líder do grupo de pesquisa Topos - Paisagem, Planejamento e Projeto e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em História do Urbanismo e da Cidade (GPHUC/CNPq-UnB) e do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre Cidade (CIEC/Unicamp). Integrante da diretoria da ANPUR (2019-2021) e do IAB-DF (2017-2019), como coordenadora da Comissão de Política Urbana; representante da UnB no Comitê de Gestão Participativa do Plano Diretor do DF (2021-atual). Pesquisadora do Amar.é.linha - grupo de estudos feministas em Arquitetura e Urbanismo. Editora da Revista Thésis (ANPARQ; 2023-atual) e da Paranoá: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (2020-2023). Pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), em Portugal, com pesquisa sobre as relações sociais na cidade dispersa (2021-2022). Seus interesses de pesquisa incluem dispersão urbana e processos contemporâneos de urbanização; paisagem urbana; história do Urbanismo e da cidade; feminismo e cidade. É co-autora do livro CIdade Pós-compacta: estratégias de projeto a partir de Brasília (Ed. RioBooks, 2021) e do livro Entre arquiteturas, cidades e feminismos (Ed. FAU-UnB, 2022). Coordenadora do PPG-FAU-UnB (2023-atual).   

16.Ricardo TrevisanPaulo Jorge_Paulo Jorge_.jpg
Ricardo Trevisan

Arquiteto e Urbanista (IAU-USP, 1998), mestre em Engenharia Urbana (UFSCar, 2003), Doutor em Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo (UnB, 2009). Especialista em Arquivos de Arquitetura (UAL, Portugal, 2024). Pós-doutoramento pela Columbia University (2014-2015) e pela Universidade do Minho (2023-2024). Professor associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB), Brasil, membro do grupo de pesquisa Topos - Paisagem, Projeto e Planejamento e da rede de pesquisadores do Laboratório de Experiências Urbanísticas (LEU). Coordenador local da pesquisa Cronologia do Pensamento Urbanístico. Pesquisador CNPq-Brasil. Autor do livro “Cidades Novas” e coordenador do site “Atlas de Cidades Novas”.

17.Vanessa Gayego Bello FigueiredoPaulo Jorge_.jpg
Vanessa Figueiredo

É Arquiteta e Urbanista, doutora (2014) e mestre (2005) em planejamento urbano e regional pela FAU USP. Docente na FAUPUCC - Campinas e Pesquisadora na UNICAMP e no IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas). Coordeno o Comitê Científico Nacional de Paisagens Culturais e o Núcleo São Paulo do ICOMOS Brasil - Internacional Council on Monuments and Sites, orgão assessor da UNESCO para o patrimônio mundial. Foi conselheira do CAU São Paulo (2018/23), onde coordenou a Comissão de Patrimônio Cultural e Subprefeita de Paranapiacaba, em Santo André. É Coordenadora adjunta da Câmara Temática Nacional CAU/BR de Patrimônio Cultural (2023/24) e consultora em planejamento urbano e políticas públicas em patrimônio cultural, habitação social, mobilidade e legislação urbana, ambiental e cultural.

Eixo 3
Créditos

Créditos

Coordenação geral

​

Prof. Dr. Carlos Henrique Magalhães de Lima

Profa. Dra. Carolina Pescatori Candido da Silva

Profa. Dra. Paola Caliari Ferrari Martins

Prof. Dr. Ricardo Trevisan

​

Comissão Organizadora

​

Pesquisadores:

Bruna Leite Lopes

Isadora Banducci Amizo

Leonardo Nóbrega Queiroz de Paiva

Liz da Costa Sandoval

Ludmila de Araujo Correia

Marcos Paulo de Freitas Cambuí

​

Pós-graduandos:

Amora de Andrade Machado (M)

Anie Caroline Afonso Figueira (D)

Carolina Guida Teixeira (M)

Clarissa de Melo e Lemos (M)

Julyana Morais dos Santos (M)

​

Graduandos:

Clara Ismênia Lima dos Santos

Ketsia de Sousa Moreira

Letícia Rodrigues da Costa

Luiza Nogueira da Silva

Maria Beatriz Duarte Elage Carneiro

Natasha Silva Sousa

Nina D'Orsi Barreto

Raísa Dias Alves

Túlio Gabriel Azevedo Ribeiro

Vitor Ayub

​

Técnicos:

Lívia Lins Cardoso Borges

Soemes Barbosa de Sousa

Valmor Cerqueira Pazos

​

Curadoria da Exposição Acervos de Urbanismo

Virginia Manfrinato Cavalcante

​

Proponente

Grupo de Pesquisa TOPOS – Paisagem, Projeto, Planejamento

Laboratório de Pesquisa Acervos e Arquivos - LabArquivo

​

Coorganizador 

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR

​

Realização

Universidade de Brasília – UnB

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPG-FAU/UnB

​

Patrocínio

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – FAU/UnB

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPG-FAU/UnB

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF

​

Apoio

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAP/DF (edital demanda espontânea)

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – ANPARQ

bottom of page